Brasília, 23 de junho de 2020
AO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE
DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL
DOUTOR DIAS TOFFOLI
Na condição de representante de um milhão e seiscentos mil trabalhadores nas indústrias de alimentação no Brasil, ficamos estarrecidos ao tomarmos conhecimento através da live exibida no último dia 13 do corrente ano, sobre o posicionamento de Vossa Excelência referente às paralisações em frigoríficos.
Vossa Excelência considerou absurda a paralisação dos frigoríficos sem levar em consideração que estas paralisações ocorreram com o objetivo de salvar vidas de trabalhadores que vêm sendo contaminados pelo Covid-19.
Temos consciência de nossa responsabilidade em buscarmos alternativas que possibilite a produção de alimentos, mas a preservação da vida deve estar acima da ganância do lucro do poder econômico.
No último mês de março encaminhamos a Vossa Excelência e aos demais Ministros desta corte, assim como aos poderes executivo e legislativo, propostas que poderiam ter evitado essas paralisações, Mas infelizmente não obtivemos nenhum êxito.
Senhor Ministro não é preciso ser especialista para concluir que o mundo está vivendo uma situação anormal, tanto é que foi declarado estado de calamidade pública, e na retomada das atividades não essenciais não se permitiu que os estabelecimentos fossem ocupados por mais de 30% de sua capacidade, a fim de evitar aglomerações.
No entanto, nos frigoríficos onde a média é de dois mil trabalhadores por unidade, sendo que existem frigoríficos com mais de sete mil trabalhadores, mantém-se a produção de cem por cento com grande aglomeração.
Para um melhor entendimento, gostaríamos muito de obter a oportunidade de esclarecer estes fatos da realidade do setor.
Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição.
Atenciosamente,
Nelson Morelli
Presidente CONTAC
Artur Bueno de Camargo
Presidente CNTA
Gerardo Iglesias
Secretário Regional para América Latina da UITA
O STIAU respeita a propriedade intelectual. As matérias reproduzidas neste site foram publicadas originalmente na Internet ou em veículos de imprensa. Caso haja alguma reclamação sobre violação de direito autoral, relativa às matérias ou imagens usadas neste site, favor Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. , para que as mesmas sejam retiradas ou lhes sejam conferidos os respectivos créditos.
Segunda-feira à Sexta-feira, das 08:00h às 11:00h - das 13:00 às 18:00h
Fone/Fax:
(34) 3236-2223
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
ENDEREÇO:
Rua Benjamim Constant, 529
Bairro N. Sra. Aparecida
Uberlândia - Minas Gerais
CEP 38400-678
Brasil